Podemos ajudar?
Mountains

Alimentação durante o verão

Com a chegada do verão, a preocupação com o corpo e a saúde sempre aumentam. Afinal, na estação mais quente do ano, é necessário redobrar o cuidado com a saúde. O aumento da temperatura prejudica a circulação sanguínea e faz com que nosso corpo retenha mais líquido. A boa notícia é que podemos garantir o bem-estar nessa época através de hábitos alimentares adequados, como a ingestão abundante de água e o consumo de alimentos leves.

Mas quais são os hábitos que devemos adotar durante esse período para podermos aproveitar ainda mais as férias? Como cuidar da nossa alimentação para que nosso organismo esteja em pleno funcionamento, mesmo nos dias de mais calor e curtição?

Para nos ajudar com essas e outras questões importantes, convidamos Mônica Caon, nutricionista do Centro Clínico CASF, para falar sobre o tema.

--

Férias de verão não são sinônimos de alterações alimentares e aumento de peso. É necessário pontuar que não há necessidade de exceder consumo de alimentos durante esse período - não somente pelo aumento de peso, mas sim pela qualidade de vida e segurança alimentar.

 

Lembre-se: é necessário comer sim. Mas somente o que organismo necessita, excessos podem levar a intoxicações alimentares, dores abdominais, diarreia ou constipação.

 

Então como escolher?

A ideia é que você saiba comer de tudo e de tudo um pouco, evite se restringir e sim se adequar. Se você sabe que irá fazer refeições fora de casa, opte por refeições mais leves, e escolha 01 refeição para comer algum alimento diferente da sua rotina.

 

Inclua farelo de aveia no seu dia, ele ajuda a absorver gordura - por exemplo, que tal iogurte com farelo de aveia? Saladas com base de alface e cenoura são auxiliadores a manter um bom bronzeado e evitar aquele inchaço durante o calor.

 

Traga sempre consigo garrafa com água! Manter hidratação é essencial!

Faça o cálculo para saber a quantidade de água que seu organismo precisa: 30ml x kg = volume de água em 24h. A água deve ser filtrada e, em caso de prática de atividades físicas ou suor excessivos, adicione líquidos com minerais: água de coco, isotônicos são boas opções.

 

Aposte na Vitamina C para uma pele mais saudável!

Além disso, frutas ricas em vitamina C como laranja, limão e abacaxi auxiliam na produção do colágeno, mantendo a sua pele mais firme e auxilia na diminuição das indesejáveis celulites!

 

Que tal uma água saborizada? 

É só juntar 01 litro de água + 01 limão em rodelas + 03 rodelas de abacaxi + pedaços de gengibre + 04 morangos picados + 01 forma de gelo. Beba sem moderação!

 

Lembre-se: as férias devem ser aproveitadas!

Se você exceder na alimentação ou na bebida alcoólica não terá ânimo para aproveitar seu dia!

Mônica Ferreira Caon 

Nutricionista especialista em Geriatria e Nutrição clínica em todos os ciclos

Telefone para EMERGÊNCIA