Podemos ajudar?
Mountains

A Importância da Amamentação

A amamentação é uma nobre demonstração de amor materno que, além de ser essencial para nutrir o bebê, também fortalece os laços afetivos entre mãe e filho! Esse ato apresenta muitos benefícios! Veja, a seguir, alguns deles:

> De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação reduz em até 13% a mortalidade por causas evitáveis de crianças com até cinco anos de idade;

> Também, a amamentação materna reduz os casos de diarreia, infecções respiratórias, alergias, diabetes, hipertensão, colesterol alto e obesidade;

> A amamentação promove um melhor desenvolvimento da cavidade bucal do bebê;

> Estudos demonstram que crianças que foram amamentadas apresentam melhor desenvolvimento cognitivo;

> Amamentar reduz o risco de câncer de mama nas mulheres;

> A amamentação acelera a perda de peso pela mãe;

> Estudos indicam que a amamentação reduz os riscos de fraturas ósseas por osteoporose;

> O aleitamento materno permite que o útero volte ao tamanho normal mais rapidamente;

> A amamentação reforça os laços entre a mãe e a criança.

Por quanto tempo devo amamentar?

A amamentação é recomendada até o segundo ano de vida da criança, sendo indicado o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses, ou seja, nos primeiros meses, apenas o leite deve ser oferecido. Muitas pessoas, no entanto, acreditam que ele não será capaz de garantir todos os nutrientes adequados para o bebê e acabam fornecendo outros alimentos, o que aumenta, por exemplo, o risco do bebê desenvolver diarreia.

Nos primeiros seis meses de vida, não é necessário nem mesmo oferecer água ao bebê, pois ela está presente em quantidade suficiente no leite. A partir dos seis meses de vida, a criança deve ter sua alimentação complementada, porém o leite deve ainda ser oferecido até o segundo ano de vida.

------------------------

Gostou desse conteúdo? Fique ligado nas redes sociais do CASF e leia esse e muitos outros conteúdos sobre saúde e bem-estar!

CASF

Cuidar da sua saúde não precisa custar caro

Telefone para EMERGÊNCIA