Podemos ajudar?
Mountains

Cuidados básicos com a saúde dos olhos

A saúde visual da população mundial está piorando. Isso, infelizmente, é fato. Em dados coletados pelo jornal El País, em 2016, os índices de miopia estão em uma crescente absurda. Veja abaixo os dados:

 - Quase 90% dos estudantes do continente asiático tem o problema quando encerram a jornada escolar;

- Praticamente 50% dos Europeus entre 25 e 29 anos são míopes;

- A quantidade de pessoas nascidas na década de 1960 que contraíram miopia, é quase o dobro das que nasceram na década de 1920.

 Em um artigo da revista Saúde sobre a perda de visão, os casos de cegueira também estão crescendo. De 1990 para 2015, o número de casos de deficiência visual moderada ou grave elevou em 36%, mais de um terço. São dados alarmantes. E a expectativa é de triplicação até 2050.

Por isso, elencamos alguns cuidados que você pode desenvolver para, se não impedir, amenizar estes problemas!

Confira:

Passe duas horas por dia ao ar livre Um estudo na China, que durou 3 anos, revelou que crianças do primário que passavam 40 minutos fora de uma sala de aula têm 23% menos chance de desenvolver qualquer problema visual, comparado com as que ficavam mais tempo em sala. Por isso, habitar ambientes de bastante luz natural é uma “terapia” para a sua visão. Por isso, saia e aproveite para praticar atividades físicas!

 

Óculos de Sol – Uma solução prática e (para quem gosta) ficar na moda! Utilizar óculos de sol para dias ensolarados impede o contato durador dos raios UV (Ultra Violeta).

 

Uma hora de tela = 15 minutos de repouso – Computador do trabalho, smartphone, videogames, tudo que emita luz artificial resseca e cansa os olhos. Por isso, depois de um longo período de tempo observando uma mesma tela, faça um intervalo! É muito importante, tanto que em qualquer jogo de videogame, quando ligado, apresenta o aviso para fazer intervalos regulares após certo tempo jogando.

 

Higiene Coçar os olhos com as mãos, sem as lavar antes, serve como ponte para bactérias ou sujeiras, gerando até uma infecção. Em casos de dor ou semelhante, água gelada e ar puro alivia a irritação.

 

Colírio sob prescrição Você ter a atitude de comprar um colírio para higienizar seus olhos é bom. Contudo, são remédios como qualquer outro. Por isso, consulte um médico e compre sob prescrição.

 

Parar de fumar – O contato constante da fumaça de cigarro é extremamente prejudicial a visão. A maior incidência de problemas como catarata se devem ao produto.

 

Consultas anuais com oftalmologista – Fazer umcheck-up anual é fundamental para todos. Mesmo que você não apresente dificuldades ou cansaço para enxergar, as consultas podem identificar problemas futuros e iniciar um tratamento com antecedência e evitar riscos futuros. Em caso desses problemas, não aguarde a consulta do ano seguinte, agende imediatamente.

 

Dia do óculos” Para quem usa lentes de contato, utilizar óculos duas vezes por semana, pois as lentes dificultam a oxigenação dos olhos.

 

Esperamos que você tenha gostado e, mais importante, adote pelo menos algumas desses exercícios e passe a cuidar da sua visão, do jeito que ela merece!

Telefone para EMERGÊNCIA