Podemos ajudar?
Mountains

Cuidados com a saúde no inverno

O inverno rigoroso já é realidade em Vacaria, e até setembro a tendência é que ainda tenham muitos dias frios. Durante essa época do ano, o nosso corpo reage de uma forma diferente devido a mudança brusca de clima. 

A pele,  por exemplo,  pode desidratar devido às baixas temperaturas. Quem tem propensão a doenças respiratórias, como rinite, sinusite, bronquite e asma também tem maiores chances de sofrer no período de frio. Além disso, cardíacos também devem caprichar nos cuidados com a saúde no inverno: o risco de infarto pode ser até 30% maior do que em outras épocas do ano. 

Confira 5 dicas de como você pode se proteger e manter sua saúde em dia nessa estação:

1. Não deixe de beber água: 

Para manter o calor do corpo, os poros ficam fechados e nós transpiramos menos, o que dá a falsa sensação de que precisamos de menos água. Além disso, o ar seco causa ressecamento da pele e das mucosas, o que pode agravar quadros de alergia e doenças respiratórias. Por isso, manter a hidratação em dia é fundamental. 

2. Evite tomar banhos muito quentes:

Tomar banho muito quente é ruim porque a água quente remove a camada protetora e altera o pH e a microbiota natural da pele, deixando-a mais ressecada, com aspecto craquelado e descamações. Além disso, também aumenta o risco de coceiras e alergias.

3. Continue usando protetor solar:

Cerca de 80% dos raios UV passam pelas nuvens e os riscos de danos à pele continuam existindo. Além disso, a exposição diária às luzes e lâmpadas também são danosas para as células do tecido da pele. Portanto, o protetor solar deve ser aplicado diariamente. 

4. Evite ambientes pouco ventilados:

No inverno, sempre observamos a alta nos casos de doenças respiratórias como gripe, resfriado e, agora, a COVID-19. Isso acontece porque no frio as pessoas tendem a ficar em ambientes mais fechados, o que resulta em maior aglomeração e menos circulação de ar, o que aumenta muito o risco de disseminação de vírus caso alguém esteja infectado.

5. Cuidados com o ambiente para evitar crises alérgicas:

Para evitar as crises, a recomendação é beber bastante água, fazer lavagens nasais com soro fisiológico, manter os ambientes limpos e arejados, evitar objetos que acumulam pó – como tapetes, cortinas e carpetes – e, se possível, fazer a limpeza de casa com pano úmido e aspirador de pó em vez de vassoura. 

Se cuide nesse inverno. Conte com o CASF.

Para mais informações entre em contato pelo nosso WhatsApp:

(54) 99166-5202

Cuidar da sua saúde não precisa custar caro.

Telefone para EMERGÊNCIA