Podemos ajudar?
Mountains

Dia do Psicopedagogo no CASF

No mês de novembro, o Dia da psicopedagoga nos convida a refletir sobre o desenvolvimento dos pequenos que fazem parte de nossas vidas. Especialmente este ano, com suspensão das aulas presenciais, para muitas famílias, a convivência com as crianças está ainda mais próxima. A conciliação entre trabalho, tarefas da casa e as atividades escolares dos filhos pode ser um desafio, mas o apoio da família durante o período escolar é essencial para o bom desenvolvimento da criança. 

O que pais, tutores e adultos precisam saber para de fato poderem auxiliar no desenvolvimento infantil durante a quarentena? 

Para sanar essas e outras dúvidas tão importantes, convidamos Susana Fochesato Minuzzo, psicopedagoga no Centro Clínico CASF, para falar sobre o tema.

--

Retomar a educação recebida na escola, interrompida pela pandemia é tarefa da família. Porém, em tempos de isolamento social e de escolas fechadas, nossas crianças e adolescentes estão em casa e muitas vezes os pais ou responsáveis não sabem o que fazer para entretê-las.

Precisamos sempre nos lembrar que as crianças são seres em desenvolvimento social, cognitivo e principalmente emocional. Para elas, tudo é novidade, tudo é experiência. 

Podemos sugerir que participem das atividades cotidianas da casa, o que pode se transformar em uma grande brincadeira. Aprende-se muito e há movimento de estar ativa e não passiva em frente a uma tela, exigência da escola em muitas atividades educacionais. 

Muitas escolas estão enviando tarefas para realizar em casa, dando aulas online que muitas vezes não acontecem. É preciso estabelecer uma rotina de estudos. 

Consideremos não exigir da criança ou adolescente, mais do que possa dar, e compreender que para eles a mudança de rotina também foi e está sendo difícil.

Outro ponto importante é a realização de alguma atividade física e o uso de jogos de tabuleiro, que aumente a atenção, onde a família junto da criança ou adolescente possa auxiliar para que se sinta mais seguro e útil, dando possibilidade de seguir regras, de ensinar a vencer e perder, controlando e diminuindo o tempo que fica em jogos eletrônicos

Entender os sentimentos e as dificuldades é nossa tarefa frente à pandemia e suas consequências. No entanto, sabemos que em breve vai passar e que ficaremos muito fortalecidos após isso.

Susana Fochesato Minuzzo

Alfabetizadora - Psicopedagoga Clínica - Escritora

Telefone para EMERGÊNCIA