Podemos ajudar?
Mountains

Outubro Rosa

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. Porém, devemos falar sobre a saúde da mulher todos os meses do ano! Leia o conteúdo abaixo e fique atenta aos sinais do seu corpo em todas as épocas do ano:

Mas você sabe o que é o câncer de mama?

É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

• Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos;

• Alterações no bico do peito (mamilo);

• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde. Qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado! Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual.

Como descobrir a doença mais cedo?

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas importantes que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

E cuidar da sua saúde não precisa custar caro. Consulte com os médicos do CASF e faça os seus exames de rotina, como a mamografia, para prevenir o câncer de mama!

Converse com o CASF através do telefone (54) 3231.8888

Telefone para EMERGÊNCIA